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DISCO DANCE
DISCO DANCE

HITORIA DA DISCO 70/80


música disco (também conhecida em inglês disco music ou, em francês,discothèque é um gênero de música de dança cuja popularidade atingiu o pico em meados da década de 1970. Teve suas raízes nos clubes de dança voltados paranegroslatino-americanosgays e apreciadores de música psicodélica, além de outras c Nova York e Filadélfia durante os anos 1970. A música disco foi um movimento de liberdade de expressão, liderado pelos gays, negros e latinos heterossexuais contra a dominância do rock e desvalorização da música danceda contracultura durante este período. Mulheres abraçaram bem o estilo, sendo consideradas “divas”, vários grupos também foram populares na época. O estilo é conhecido por ser o primeiro abraçado por casas de dança, denominados "discotecas" e posteriormentes apenas clubes.

As principais influências musicais incluem o funk, A música latina, psicodélica e obaixo elétrico vindo do funk, e os cantores geralmente preferiam cantar em falsete. Na maioria das faixas de discocordasmetaispianos elétricos e guitarras criam um som de fundo luxuriante. Ao contrário do rock, guitarra é raramente usada em solos.

Nos anos 1970 os mais famosos artistas de disco eram Donna SummerBee Gees,KC and the Sunshine BandABBAChic, os irmãos The Jacksons. Summer se tornaria a primeira artista de disco popular, recebendo o título de "Rainha do Disco", e também desempenhou um papel pioneiro no som da eletrônica, que mais tarde tornou-se uma parte da disco. Embora os artistas tenham acumulado a maior parte da atenção pública, os produtores por trás das cenas tiveram um papel importante namúsica disco, já que muitas vezes escreviam canções e criavam sons inovadores. O filme Saturday Night Fever contribuiu para o aumento da popularidade da disco music.

Durante o início da década de 1980, a disco music começou a sofrer preconceito nosEstados Unidos que criticavam as danças, e os amantes do estilo que eram minorias na sociedade como negros, mulheres e homossexuais. A música disco da década foi apelidada de Pós-Disco, e o rock votou a dominar as paradas estado-unidenses. Apesar da queda da popularidade nos Estados Unidos, a disco music continuou a fazer sucesso no mundo todo durante toda a década de 1980 até evoluir para os derivados de música dance/eletrônica populares nas décadas seguintes.

Como todos os gêneros musicais similares, definir um único ponto de início é difícil, uma vez que muitos elementos daquilo que hoje se chama "disco music" aparecem em gravações bem anteriores ao seu "boom" (como exemplo, a gravação de 1971 do tema do filmeShaft, feita por Isaac Hayes). Em geral se pode dizer que os primeiras músicas disco' surgiram em 1973, no entanto muitos consideram a música "Soul Makossa", do africano Manu Dibango (lançada em 1972) como o primeiro sucesso da "disco music" (cf. Jones and Kantonen, 1999). No começo, a maioria das músicas era consumida por pequenas audiências, em clubes noturnos e de dança, e não por um público mais amplo, ouvinte de rádio.

Entre as tendências sociais que contribuíram para o crescimento da disco music estão o aumento de consumo de gravações musicais entre negros e hispânicos acima do consumo do público branco, além do aumento da independência financeira das mulheres, da liberação gay e a revolução sexual (conforme Jones and Kantonen, 1999).

Entre as influências musicais que a disco recebeu estão o funk, o soul, a salsa e os ritmos musicais latinos ou hispânicos que originaram a salsa.

Entre as gravações de soul anteriores à disco music e que a influenciariam, os estudiosos Jones e Kantonen apontam:

Philadelphia International Records (com a marca dos produtores Kenneth "Kenny" Gamble e Leon Huff) criou aquilo que chamou de "a músicasoul da Filadélfia e dela temos as seguintes gravações:

  •  - "When Will I See You Again" (1974)Three Degrees
  • Intruders - "I'll Always Love My Mama" (1973)
  • The O'Jays - "I Love Music" (1975), "Love Train" (1972)
  • MFSB - "TSOP (The Sound of Philadelphia)" (1974)

Entre as primeiras gravações da "era disco" feitas pela TK Records (segundo Jones e Kantonen, 1999) estão:

Entre os primeiros sucessos considerados "disco music", temos:

É possível apontar também Barry White e seu Love's Theme (de 1974), o grupo espanhol Barrabas, com sua gravação Woman (1972), e mesmo Philadelphia Freedom e Island Girl, de Elton John, como tendo elementos do que se tornou conhecido como disco' music, principalmente nos arranjos instrumentais.

Alguns singles que foram sucessos mas não conseguiram muito destaque começaram com Shirley Co. (Shame Shame, Shame), George McCrae (Rock you Baby)em 1974.

A "Era Disco"

No ano de 1975 é que a disco music realmente decolou, com sucessos como "The Hustle" (de Van McCoy) e o primeiro sucesso deDonna Summer, "Love to Love You Baby" (gravado na Alemanha) atingindo os primeiros lugares.

Em 1975 ocorreu o primeiro grande sucesso da Disco com KC & the Sunshine Band ("Shake your Booty" e "That´s the Way - I Like It"). Neste mesmo ano teve o lançamento do primeiro "disco mix" (música remixada por um disc-jóquei), com a música de Gloria Gaynor "Never Can Say Goodbye", um cover do sucesso dos Jackson 5.

O ritmo da "disco' music" também está presente em músicas como o tema musical da série de TV SWAT (Theme from "S.W.A.T."), de 1976 (gravado pelo grupo de estúdio Rhythm Heritage) ou a música "Gonna Fly Now", música-tema do filme "Rocky, o Lutador" composta por Bill Conti. Da Europa, surgiram grupos como Silver Convention e Boney M (na Alemanha), Santa Esmeralda (na França) e La Bionda (na Itália).

O grupo sueco ABBA, que inicialmente fazia um gênero romântico, também embarcou no "fenômeno disco'", com "Dancing Queen", "Money, Money, Money", "!Gimme! Gimme! Gimme!", "Super Trouper", "Voulez-vous" e outras.

A popularidade do estilo atingiu o auge na chamada Era Disco, entre 1977 e 1979 1980 em parte devido ao filme de 1977 Saturday Night Fever, com John Travolta (traduzido no Brasil como "Os Embalos de Sábado à Noite"). Este filme também foi responsável pela taxação do grupo Bee Gees como artista disco', taxação esta fundamentada nos sucessos disco' do grupo que estiveram na trilha sonora do filme, como "Stayin' Alive", "You Should Be Dancing", "More than a Woman", "How Deep Is Your Love?" e "Night Fever", além de "Tragedy", que é posterior ao filme. Entretanto, esta taxação deu-se, uma vez que os Bee Gees que já tinham sido banda derock, de country rock, de balada e posteriormente de pop e pop rock firmaram sucesso nesse estilo musical através em 1976 da música "You Should Be Dancing" que, posteriormente fez parte da trilha sonora do filme Saturday Night Fever (ou, Os Embalos de Sábado à Noite no Brasil).[11]

Camiseta AntiDisco.

A subcultura punk, tanto dos Estados Unidos quanto do Reino Unido criticava a Disco Music, fazendo protestos muitas vezes violentos.[11][12]

No ano de 1979 aconteceu o lançamento de Take Me Home, álbum da cantora Cher que se tornaria um dos medalhões da disco music. O primeiro compacto "Take Me Home", marcou a volta de Cher ao top 10 no Hot 100 da revista Billboard e era voltado para a febre da época: as discotecas. Reinventando-se como ícone da disco music Cher lançou clássicos desse estilo como "Bad Love" e "Hell On Wheels".

James Brown se auto-intitulou The Original Disco Man e até gravou um álbum com esse título em 1979.[13]

fenômeno disco' também aumentou a popularidade de algumas formas de dançar pré-coreografadas. Durante a febre disco era comum ver cantores simulando um robô no palco. A popularização do estilo chamado Robot, veio depois que o jovem Michael Jackson do grupo Jackson 5 simulou um robô dançando durante a performance de Dancing Machine noSoul Train de 1973, posteriormente o cantor contou em seu livro Moon Walk que no dia seguinte todos estavam tentando imitá-lo.[14]

A moda caracterizava-se pelo sapatos plataformas (quanto maior melhor) tanto para homens como mulheres e calças boca-de-sino e golas gigantescas das camisas de popeline estampadas (novidade na época) para homens e as calças pantalonas para as mulheres, além de diversos adornos como anéis, pulseiras, relógios e correntes. Cabelos quanto mais rebeldes melhor, Black Power era o estilo mais popular.

Basicamente, quase todas as Bandas de Rock tiveram um flerte com a Disco:

  1.  - principalmente com os hits "" e "", presentes no álbum , em .Rolling StonesMiss YouShatteredSome Girls1979
  2.  - com o sucesso "" (inspirada na  de Good Times do QueenAnother One Bites the DustLinha de BaixoChic
  3. Blondie - com o sucesso "Heart of Glass"
  4. Rod Stewart - com o sucesso "Da Ya think I´m Sexy"
  5. Kiss - com os sucessos "I Was Made For Lovin' You" e "Sure Know Something"
  6. Pink Floyd - com o sucesso "Another Brick In The Wall part 2 "
  7.  
  8. No Brasil

Até no Brasil o estilo deixou sua marca, com a novela Dancin' Days, da Rede Globo de Televisão (em 1978) e o efêmero sucesso do grupo As Frenéticas.

Rita Lee, que chegou a ter canções gravadas pelas Frenéticas,[16] também gravou canções no estilo.[17]

No mesmo ano, Tim Maia acompanhado pela Banda Black Rio lançou o álbum Tim Maia Disco Club, fortemente inspirado no gênero.[18]

Gilberto Gil, grava em 1979, a canção disco Realce do álbum homônimo, uma possível ode a cocaína.[19]

Rádio Cidade do Rio de Janeiro (102,9 FM), possuía um programa chamado "Cidade Disco Club" comandado por Ivan Romero.[20]

Descendentes, influência e renascimento

No início dos anos 80 músicos e grupos como George BensonPatrice Rushen, os Brothers JohnsonThe CommodoresS.O.S. Bande outros artistas lançaram sucessos claramente influenciados pela 'disco' (porém, sem o rótulo "disco music", que já parecia ter "cansado" o público. Eram rotulados apenas de dance music ou de funk).

Na Europa, com o fim da Disco Music, surgiu uma derivação que ficou conhecida como Eurodisco, na qual fundia os fundamentos da Disco Music (batida compassada e ritmada) com os recentes sintetizadoresteclados e caixa de ritmos (Modern TalkingCC Catch,Bad Boys BlueJoyJulian entre outros.

Após 1980 a disco' music metamorfoseou-se e deixou influências nos gêneros que a sucederam, incluindo a chamada Acid houseHi - EnergyHouse MusicDeep DiscoGarageAcid Jazz e outras variações. E basta escutar I'm gonna get you de Bizarre Inc. (1993),Murder on the Dance Floor de Sophie Ellis-BextorOne More Time de Daft Punk (2001), Can't Get You Out of My Head de Kylie Minogue, o grupo A-Teens (1999-2005) ou a maioria das músicas do Jamiroquai para perceber o som disco', ainda que com outro nome, claramente presente.

 

Sem esquecer é claro de Donna Summer. a Rainha e mãe da disco!